sábado, 12 de dezembro de 2009

A Tatuagem


O que é?

A tatuagem (também referida como tattoo na sua forma em inglês) ou dermopigmentação ("dermo" = pele / "pigmentação" ato de pigmentar, ou colorir) é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento que durante muitos séculos foi completamente irreversivel (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele). A motivação para os cultuadores dessa arte é ser uma obra de arte viva, e temporal tanto quanto a vida.

Muito tem se falado que a tatuagem é algo maligno e outros dizem que não oferece mal nenhum utilizar o seu corpo para fazer a dermopigmentação. Contudo, é necessário compreeender o que cada lado diz a respeito da tão conhecida tatoo:

Quem é contra:

Justifica que a tatuagem é cheia de simbolismos,e que representam o movimento da nova era e está em desacordo com a bíblia quem permite que seu corpo seja marcado dessa forma.

1. A tatuagem pode ser um sinal de propriedade e pacto místico.

No oriente (China, Japão), a tatuagem estava vinculada às divindades configuradas no símbolo. Os líbios tatuavam-se para a deusa Neit, os egípcios para Atargatis e na Síria para deuses diversos. "Na antiguidade, a tatuagem associava-se ao culto dos deuses-demoníacos e era praticada durante ritos dedicados por feiticeiros. O sangue que brotava das feridas, o qual, segundo criam, levava consigo os espíritos malignos." "Dá idéia de consagração." O pacto era feito para se incorporar a entidade do desenho: escorpião, demônios (I Co 10.20-21)

2. A tatuagem pode identificar o grupo e ser usada como talismã.

Na Polinésia identificava o clã e a hierarquia. Na Europa do séc. XVII ela passou a ser propagada pelos marujos como talismã, distinguindo-os dos demais. A máfia japonesa, yakuza, surfistas, metaleiros, presidiários, fazem o mesmo. Os nazistas tatuavam judeus para ofenderem sua fé (I Co 3.16-17; 6.19-20; I Ts 5.5).

3. A tatuagem pode expressar anarquismo e rebeldia.

A palavra tattoo, propagada por James Cook, refere-se ao som dos ossos finos usados na aplicação da tatuagem. A máquina elétrica foi patenteada por Samuel O'Relly em 1891, em Nova York, e chegou ao Brasil em 1959. A onda atual que inclui o piercing vem dos hippies e punks e da influência do rock pesado. Essa herança comunica rebeldia a Deus, à família e às autoridades. Defende a liberdade sexual e a Nova Era (Ef 5.6-13; I Ts 5.22; Cl 3.17; 2.6).

Quem é favor:

Justifica que a tatuagem é uma expressão artística que por muito tempo foi vinculada aos cultos pagãos, assim como aconteceu com os hebreus e filisteus quando estes levaram a arca e a inseriram no templo de Dagom.(I SM 5:1-12)

1. A tatuagem não é um sinal místico.

A atuagem é uma expressão puramente artística, mas é claro que qualquer coisa feita com a intenção mistica vai ser direcionado para esse fim, isso ocorreu durante o ministério de Paulo, e este se viu obrigado a ordenar que as mulheres de Corinto de maneira nehuma raspassem a cabeça. (I CO 11:13-15)

2. A tatuagem pode representar um grupo... daqueles que são de Cristo.

É comum enontrar pessoas que se orgulham de suas tatuagens por demonstrarem a convicção de sua fé, Paulo apesar de não ter tatuagens em seu corpo se orgulhava de suas marcas, que nada mais eram que grandes cicatrizes que representavam sua vida em Cristo.( GL 6:17)

3. A tatuagem pode expressar as emoções humanas

Por ser arte a tatuagem pode e deve expressar as emoções humanas desde de tristeza até alegria, contudo a bíblia veta o se marcar pelos mortos e só,pelo simples fato de os morttos não terem consciência do mundo dos vivos. (Lv 19:28 e Ec 9:5-6).

Em quem você acredita?

Juline Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário