terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Como devemos orar?


Essa é uma pergunta que sempre fazemos e nos indagamos, mas Jesus não nos deixou sem essa resposta. Ele nos ensina a orar, não há nada que Ele não nos ajude, o Seu AMOR é incondicional.

E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.
E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu.
Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;
E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas em tentação, mas livra-nos do mal. Lucas 11: 1-4

É certo irmãos, quando falamos que temos um manual, de fato nós temos!
Ao longo dessa pequena jornada, nós temos visto o quanto é difícil estarmos sempre orando e agradecendo a Deus. 
Temos muitas horas para trabalhar, comer, sair, sorrir, ficar na internet e estudar, mas dificilmente temos dado um pouco do nosso tempo em oração a Deus. As horas estão cada vez mais corridas e os dias menores, pensamos muitas vezes que se tirarmos um minuto desse tempo, nós perderíamos muito. Pelo contrário irmãos, a direção de tudo nas nossas vidas é Deus que dá, e podemos ter essa certeza quando oramos e falamos com Ele.
Jesus não só deixou um modelo de orações, mas também deixou várias opções de como fazer isso. No decorrer da Bíblia nós vemos, (principalmente em Jeremias 23-19, que Deus fala: E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.)
que não há lugar, hora ou momento que devemos buscar a Deus, basta buscá-lo de todo o vosso coração. No seu carro, na sua escola, na sua casa, na sua igreja, no seu trabalho, com seus cônjuges, com sua família. Não há um lugar pré-estabelecido para buscarmos a Deus e falar com ele. Você, só você pode atraí a presença de Deus para o local que você se encontra nesse momento, abrindo o seu coração e buscando-O em Espírito e em Verdade.
Não podemos deixar que o sistema religioso, dite as regras de como podemos chegar na presença de Deus; com palavras, roupas ou gestos, isso no Reino de Deus não faz a diferença. Jesus está minando os nossos corações, só Ele sabe o que nós pensamos e o que passa em nossos corações. Jesus não nos obriga a nada, o seu Reino não foi e não é uma coisa imposta obrigatoriamente, é por AMOR, foi tudo por AMOR.
Foi por AMOR que Ele morreu por nós na Cruz, e tem que ser por AMOR a Jesus e seu Reino que nós temos que orar e falar com Ele diariamente.  

A oração é o ato de estarmos ligados a Deus não só em pensamentos, mas em palavras e reverencia.
No texto acima encontramos os discípulos (homens que foram escolhidos para estar ao lado de Jesus), indagando sobre como orar. Será que nós temos realmente o sabido? Será que os nossos pré conceitos estão realmente certos, sobre como orar e como ser ouvido por Deus?

Em várias passagens a Bíblia nos ensina alguns princípios de como orar,  Paulo nos confirma essas orações, de gratidão e retidão a Deus, em Efésios 1: 15-20:

"Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:
Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus."

Amigos, que em tudo possamos meditar na palavra do Senhor, para buscar entender os seus mistérios, que não mais estão ocultos para nós. 
Assim como Paulo pediu a Deus em oração para que Deus abrisse os seus olhos para a revelação da palavra, que essa possa ser a nossa constante oração.
 
"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." Salmos 119-105

Que Deus nos fortaleça em Cristo Jesus.



Em Deus, Isack Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário