quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Perdão, o segredo da verdadeira alegria.


Amigos, estamos no findar do ano de 2009, e já alguma semanas eu tenho recebido um sentimento que eu acredito vir de Deus. Para confirmar o ânimo dos irmãos e para passarmos esse natal e entrarmos no ano de 2010 com o coração vazio de todos os males e realmente sentindo uma felicidade que vem de Deus quero deixar essa reflecção.

Preciso falar de um sentimento que hoje muitos acham que é uma emoção que precisamos sentir para acontecer, que com o tempo virá. Pelo contrário, irmãos, o perdão é uma escolha, o perdão é um passo para a verdadeira alegria. Com certeza sabemos que não é fácil, mas é muito importante para o nosso espírito e alma. Precisamos perdoar!

Respondeu Jesus. - Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes.

Porque o Reino do Céu é como um rei que resolveu fazer um acerto de contas com os seus empregados. Logo no começo trouxeram um que lhe devia milhões de moedas de prata. Mas o empregado não tinha dinheiro para pagar. Então, para pagar a dívida, o seu patrão, o rei, ordenou que fossem vendidos como escravos o empregado, a sua esposa e os seus filhos e que fosse vendido também tudo o que ele possuía. Mas o empregado se ajoelhou diante do patrão e pediu: "Tenha paciência comigo, e eu pagarei tudo ao senhor." O patrão teve pena dele, perdoou a dívida e deixou que ele fosse embora.

O empregado saiu e encontrou um dos seus companheiros de trabalho que lhe devia cem moedas de prata. Ele pegou esse companheiro pelo pescoço e começou a sacudi-lo, dizendo: "Pague o que me deve!"

Então o seu companheiro se ajoelhou e pediu: "Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei tudo."

Mas ele não concordou. Pelo contrário, mandou pôr o outro na cadeia até que pagasse a dívida.

Quando os outros empregados viram o que havia acontecido, ficaram revoltados e foram contar tudo ao patrão. Aí o patrão chamou aquele empregado e disse: "Empregado miserável! Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo o que você me devia. Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você." O patrão ficou com muita raiva e mandou o empregado para a cadeia a fim de ser castigado até que pagasse toda a dívida. E Jesus terminou, dizendo: - É isso o que o meu Pai, que está no céu, vai fazer com vocês se cada um não perdoar sinceramente o seu irmão. Mateus 18:22-35

Essa semana recebi uma notícia muito forte; um amigo de infância foi morto por sua ex namorada simplesmente porque ele terminou o namoro a três meses. Esse rapaz tinha 18 anos e era muito trabalhador. Esse episódio, nos dá uma imagem bem simples quando não conseguimos perdoar, com isso, somos simplesmente dominados pela ira, tudo começa no pouco, mas se deixarmo esse sentimento invadir o nosso coração a cada momento, não chegaremos a sentir a verdadeira alegria e desfrutar do perdão de Deus. Somos dominados pela ira; quando sabemos que um amigo foi assaltado(ou nós mesmos), quando vemos uma reportagem violenta na TV, quando sabemso que um político se conrrompeu, quando descobrimso que um irmão falou alguma coisa sobre nós, quando olhamos para a pessoa e dizemos: Não gostei dele, quando não perdoamos o(a)ex namorado(a), o pai que nos magoou, nossos filhos, primos. Hoje vivemos assim, numa sociedade aonde as pessoas não querem mais se suportar, não querem mais se esforçar para conviver no amor. Eu com meus sentimentos peço a Deus um coração perdoador, essa é a única coisa que peço a Deus em minhas orações é que Ele me perdoe.

Jesus quando nos ensinou a orar, Ele nos disse que precisamos orar e pedir a Deus que “Ele perdoe as nossas falhas, assim como nós perdoamos a quem tem falhado conosco.”


Essa parábola de Mateus que lemos a cima, é um relato impressionante de como Deus vê quando não perdoamos alguém. Ela relata o que não somos perdoados quando não perdoarmos. Hoje podemos ver aquelas pessoas que não conseguem perdoar. Nós sabemos o quando elas vivem tristes e com sentimentos recalcados sobre quem as magoou. Queridos, será que realmente estamos perdoando como Jesus nos ordenou na oração modelo? Será que podemos terminar esse ano com mágoas e sentimentos que só nos fazem mal?




Perdão: O perdão é um processo mental e espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa percebida, diferença ou erro, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.





O perdão não é algo que vem de Deus, Deus perdoa os nossos pecados, e nós perdoamoo as falhas de nossos irmãos. Como nós podemos dizer que amamos a Deus e não amamos o irmão que está do nosso lado? Essa escolha tem que partir de nós, nós temos que escolher perdoar, apagar todas as lembranças, a força que precisamos para conquistar isso vem de Deus. Deus mede e esquadrinha o nosso coração, Ele sabe aonde precisamos mudar e perdoar.

Amigos, essa faxina da nossa alma, só que pode nos dar é Deus, então, só assim, encontraremos a verdadeira alegria que vem de Deus. A paz que sentimos quando conseguimos perdoar alguém é impressionante. Por outro lado, a ira que domina o nosso coração, não é nossa, mas sim maligna, e depedendo das circunstância não conseguimos durmir ou ter paz no coração, mas só pensar em vingança.

Sei que sobre esse assunto podemos falar muitas coisa, mas o meu pedido é que podemos começar o ano de 2010, com esse sentimento, o sentimento de perdão para com os nossos irmãos.





Agradeço a todos, por esse ano de 2009, principalmente a Deus, mas vocês amigos foram importantíssimos para a minha caminhada.

Feliz Natal!

Ótimo 2010!





Em Deus, Isack Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário