terça-feira, 10 de abril de 2012

O Que é a Religião para mim?


Texto feito para um trabalho no Seminário Teológico Batista do ES.

"O sofrimento religioso é, ao mesmo tempo, expressão de um sofrimento real e protesto contra um sofrimento real. Suspiro da criatura oprimida, coração de um mundo sem coração, espírito de uma situação sem espírito: a religião é o ópio do povo". Karl Marx
Partir do princípio que Marx define religião, é muito expressivo. A religião não foi criada por Deus, mas foi criado pelo homem, o home na sua essência é religioso. Ela existiu quando o homem se tornou um ser existente. Religião é a atitude do homem se ligar os deuses.
Porém por muito tempo eu pensei que a religião era algo ruim para o mundo cristão e a sociedade em si. Achava isso porque o mundo perdia muito de Cristo, a religião ofusca a imagem do verdadeiro Jesus, modifica o que ele fez, tornando seus atos coisas humana. Mas eu percebi que a religião é importante para a vida do homem, vida que precisa ser alimentada, vida que precisa ter uma ligação com algo que é espiritual, com algo que alimente o seu espírito.
A religião pode ser bem utilizada pelo homem, porque sem a Fé ninguém vence, mas para isso precisa existir um equilíbrio entre a religião e a razão, o homem como um todo precisa de equilíbrio e a religião proporciona isso para ele.
“A religião é o solene desvelar dos tesouros ocultos do homem, a revelação dos seus pensamentos íntimos, a confissão aberta dos seus segredos de amor” Ludwig Feuerbach
A religião torna o homem um ser equilibrado, logo o equilíbrio faz com que o homem se conheça mais, e mais a cada dia. A grande busca do homem é pelo conhecimento, interno e externo. A religião é uma propagadora de conhecimento.
Contudo, mais do que isso, o homem é um ser espiritual, que precisa de uma vida espiritual, a religião é algo espiritual, que leva o homem mais perto de Deus. A religião torna o homem o que ele é realmente, traz a essência da sua criação, faz dele uma criatura que não se define só em um corpo, mas num espírito vivente que precisa se relacionar com Deus. Traz à tona a necessidade dessa convivência de Deus com o homem.
Por isso, o homem recriou, imagens, matérias, recriaram o sagrado na esfera terrestre para que Deus habitasse mais próximo. A dificuldade de o homem sentir Deus perto e sua necessidade, fez com que o homem buscasse um relacionamento não interno, mas externo com o todo Criador. Daí, muitas coisas surgiram como imagem do criador, para que a criatura tivesse o criador mais próximo do homem. Esse é o papel da Religião.
Mas a princípios expostos pela Bíblia, onde Tiago 1:27 diz que verdadeira religião é cuidar dos órfãos de das viúvas. Depois de vários pensamentos sobre a religião eu me dei por si mesmo, que Tiago saiu do conceito da religião pessoal, para o conceito de religião social. Da religião que é boa para a sociedade e de quem a pratica. Essa religião, que Tiago afirma ser verdadeira, é uma religião pura e imaculada, que está afirma no amor ao próximo, aí as coisas começam a melhorar tudo começa ter razão no campo da espiritualidade, do amor e da Fé.
Depois de tudo, percebi que a religião é boa, essa sim precisa ser vivida e mais do que isso, preciso acreditar que ela pode ser boa e importante para o homem, que a mesma não distancia o homem de Jesus, mas aproxima-o de Cristo. Porque Cristo nós impulsiona a viver uma religião que seja direcionada para o próximo. E cuidar de ter amor.
Que essa religião seja vivida e me impulsione a ser um cristão melhor, acreditando que só estou ligado a Deus quando meus pensamentos tornam atitudes, atitudes corretas e boas para o meu próximo e consequentemente boa para minha vida, na sociedade e para com Deus.

Isack Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário