quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Todos Somos Importantes


"O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.
Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo.
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade.
Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Assim, há muitos membros, mas um só corpo.
O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! " Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês! "
Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis,
e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial,
enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial. Mas Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta,
a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.
Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo."
1 Coríntios 12:14-27

Porque somos tão egoístas?
Estudiosos dizem que somos fruto do meio que vivemos. Mas, se somos frutos do meio, porque não somos pessoas que nos importamos com os outros que estão no nosso "meio". O egoísmo se dá, quando ser humano se sente auto suficiente naquilo que ele tem ou pratica. Vivemos em uma sociedade que não se importa com o seu próximo, minorizando cada vez mais os sentimentos e ações de cada um. Somos fruto das agências da moda, que a cada dia inventam e mudam tudo. Somos frutos de canais televisivos que mentem e manipulam suas notícias. A atuação do nosso próximo na sociedade não tem mais importância para nós.

A invisibilidade Social cresce cada vez mais em nossa sociedade. Nós marginalizamos os profissionais e suas profissões. Via de regra, todos os guardadores de carros não prestam. Os garis não precisam de nós, nem nos importamos com eles. Os porteiros de nossos prédios, só sabemos reclamar com eles. Os zeladores de nossas igrejas e locais de trabalho não recebem atenção merecida. Essa é nossa sociedade.
Nos versículos acima, após Paulo tratar dos dons espirituais, ele fala sobre um dos maiores princípios que exite no Reino de Deus, a importância que temos, e a importância que as outras pessoas tem na sociedade e nas nossas igrejas, não só no conceito espiritual.
Todos preenchemos uma lacuna, no meio que vivemos. Mas hoje existem pessoas, que de qualquer jeito querem que os outros sejam iguais a eles. Porque de tanto egoísmo? Precisamos refletir em que cada um de nós somos feitos para suprir a necessidade do outro.

É assim na nossa sociedade totalitarista e exclusivista. Esse é o mesmo ponto que Paulo que tratar. Não existem exclusividades no Reino de Deus. Ninguém é melhor do que o outro, só porque tem dons diferentes, fala melhor ou tem uma ótima condição social. Todos são muito importantes para o andamento do Reino. Toda e qualquer tipo de injustiça social e pessoal é colocada por Deus como pecado. Preconceito de cor, raça, classe social. Tudo isso foi preconcebido pela igreja que hoje pertencemos, escravidão, escuridão de conhecimento, manipulação de pessoas e sua classe social. A igreja, que não era de Cristo, liderou em massa a distribuição das terras, simplesmente para obter poder. Hoje nós como igreja precisamos mudar esses princípios, a luz da Bíblia.

Como igreja precisamos entender que todos somos honrados, como paulo disse: "Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra. E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial," precismos lutar por uma igreja igualitária, nossa postura muitas vezes é dispensar aqueles que não nos servem, aqueles que não tem o perfil do nosso trabalho, aqueles que não tem capacidade, ou que não tem o dom. Mas todos são importantes, cabe a nós levá-los a entender isso, cabe a nós quebrarmos esses paradigmas que rondam nossos grupos, a fim de não haja divisão, nem orgulho, nem presunção, nem humilhação por parte de nós. Toda e qualquer tipo de divisão não provem de Deus, principalmente a que colocamos uma pessoa superior a outra.

Cabe a nós irmãos, sermos fiéis a essas verdades. A espiritualidade do Reino de Deus precisa ser demonstrada a cada dia, através do amor de Jesus pelo próximo. E que seja erradicado a desigualdade no nosso meio. Que toda indiferença seja banida de nossos grupos religiosos, toda altivez e orgulho. Porque sabemos que essas atitudes não provém de Deus. Precisamos ser diferentes, agir e viver assim.

No Amor de Cristo, Isack Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário