segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Impunidade do dia-a-dia



Pessoal,

Sexta-feira, dia 21/08/2011, logo depois que saí do seminário, por volta de umas 20:40 min do mesmo dia. Estava indo em direção a pizzaria Expressa, que fica em Jucutuquara. Na Avenida Vitória exitem um cruzamento que fica antes da Faesa, saindo do Bairro de Lourdes.

Chegando neste cruzamento eu parei o meu carro com a parte da frente em cima da faixa de pedestre, como passo sempre ali e naquele horário, sempre faço isso. Alguns segundos depois, do nada, apareceu dois PMES da Rotam (Rotas táticas móveis), um deles veio em minha direção pela calçada, na contramão, piscando o farol da moto e acelerando, pra cima do meu carro. Foi quando minha esposa, Carol, disse: "Amor acho que ele quer que você chegue pra trás um pouco." Quando ela disse isso eu cheguei pra trás um pouco. Não satisfeito o suposto policial levantou o capacete e gritou: "VOCÊ QUERIA FURAR O SINAL? VOCÊ SABE QUE VOCÊ ESTÁ ERRADO?". Ouvindo isso e ficando muito indignado eu respondi pra ele: "Eu sei sim senhor, mas o senhor não precisa gritar comigo, porque eu sou servidor público igual ao senhor, sou cidadão e preciso ser respeitado, e o senhor também está errado, porque veio na contramão e gritando comigo, o senhor tem o direito de me multar, mas não de gritar comigo". Quando ele ouviu isso, ele ficou mais nervoso ainda, e disse gritando: "VOCÊ SABE SE EU ESTOU ATENDENDO UMA OCORRÊNCIA? DESCE DO CARRO, PARA ESSA MERDA AI, DESCE TODO MUNDO DO CARRO." No mesmo instante descemos do carro, eu, Carol e um amigo que estava pegando carona, Matheus Freitas. Depois que eu desci do carro identifiquei o policial Sargento Teixeira, ele ainda continuou falando, ou melhor gritando: "VOCÊ SABE SE EU ESTOU ATENDENDO UMA OCORRÊNCIA? VOCÊ É POLÍCIA? ENTÃO CALA A SUA BOCA! VOU CHAMAR A VIATURA E VOU MULTAR VOCÊ". No instante a minha indignação foi muito grande. Em nenhum momento o suposto policial Sargento Teixeira, me abordou com técnicas militares policiais, não me revistou, não revistou ou pessoal que estava no carro e nem o veículo. Estava chovendo muito, estava com minha família, estava com os documentos correto e simplesmente com o carro à um metro da faixa de pedestre, num horário que não dá muito movimento. Mesmos e desce, ele não tinha direito de fazer isso.

Na mesma hora liguei para um amigo e fui orientado a pegar todos os dados dele e ir na corregedoria, no sábado registrei a ocorrência contra ele. Mas eu sei que isso não acaba, sexta foi eu, sábado outras pessoas e por ai vai.
Pior ainda ver essa reportagem a baixo. Mais um policial abusando de seus poderes. Me identifiquei como servidor público, porque essa é a missão de um policial, servir e não escravizar, humilhar e até mesmo agredir. Teve um momento que apareceram 3 (três) viaturas policiais na minha ocorrência, cada uma com 2 pmes. Um absurdo! Falei pra eles que somos roubados à qualquer momento do dia, e que se eu fosse roubado não poderia reclamar, que não tinha polícia nas ruas, porque eles sempre tem uma desculpa.
Eles te humilham perto de seus familiares, amigos e pessoas que estão passando na rua. Esse breve relato que eu fiz é pra dizer pra vocês o quando precisamos lutar contra a desigualdade, fui para a corregedoria e vou até o fim, quero ser indenizado. Vou pagar a multa, porque conheço meus direitos e deveres como cidadão. O mais engraçado que esse suposto servidor público continua nas ruas fazendo isso com várias pessoas, e muitos que sofrem não tem coragem de correr atrás dos seus direitos.
E entendo que como cristão, preciso me posicionar contra isso. Por mais que alguém ache que eu não dei "testemunho", eu acho que dei sim. Testemunhar cristo não é ser humilhado, é sofrer pelo evangelho, mas não sofrer pelas injustiça de pessoas que usam seu poder para fazer o mal. Que possamos usar o que Deus nos deu para o bem. Não porque foi comigo, mas se você ver alguma pessoa ser injustiçada, posicione-se, tenha coragem e enfrente as injustiças do mundo.

Texto que li hoje reflete muito nisso tudo: "Ai daqueles que antes de se levantarem de manhã já fazem planos para explorar e maltratar os outros! E logo que se levantam fazem o que querem, pois são poderosos" Miqueias 2:1

Amigos tamo junto.

Deus abençoe sua semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário