domingo, 22 de maio de 2011

Obras Semelhantes à de Cristo.


João 14:12:
Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. NVI

Padrões da Grande comissão:
Testemunho de presença
Evangelismo Pessoal
Batismo
Discipulado
Igreja Plantada

Com a banalização do Evangelho, vivemos dias aonde somos mercadorias religiosas, somos produtos disputadíssimos no mercado nacional gospel. Onde, almas valem mais do que pessoas, dízimos valem mais do que relacionamento com Deus. Isso faz com que a nossa visão ao ler a bíblia tome uma direção totalmente diferente, do que Jesus fez e quis deixar como legado para nós. Hoje lemos à bíblia com uma visão pessoal, não marcamos os textos que nos diz sobre o outro, mas, marcamos os textos que diz sobre as coisas pessoais que podemos conseguir.

A partir deste versículo eu quero destacar três perguntas importantes:

1. Que obras são essas que Jesus se referiu?
Obras: do grego: ERGO. Que significa: atos, fazer, trabalho.
No versículo acima nós lemos: “fará também obras que tenho realizado.” Impressionante é pensar que Cristo, nos deu essa oportunidade de fazer obras iguais à dele.
A meu Ver, cada dia que me levanto, vejo que estou longe de ser igual a Cristo. Olhando para o meu eu, consigo perceber, que, será impossível cumprir com essa frase (as mesmas obras que Cristo). Por mais que eu tente compreender, por mais que as pessoas tentem compreender a mais de 2000 anos, as obras que Cristo fez, nós, na nossa humanidade ficamos aquém desta realidade.
De fato, é difícil de aceitar, mas é muito impossível curar como cristo curou (milagre e maravilha), mas existe uma obra que podemos fazer que seja compatível com que Ele quer de Nós.
1.1 O amor:
O sentimento mais profundo que um ser humano pode ter por outro, que supera qualquer diferença, de credo, raça e classe social.
O ápice do sacrifício de Cristo na cruz.
O que nos faz querer se relacionar com o outro.
Relacionamento esse, que não é pautado no que é bom para nós, com quem só nos faz bem, com quem nos serve. Mas relacionamento, que é pautado no amor.
Jesus almoçou com os cobradores de imposto, teve como primeiros seguidores as pessoas mais difíceis de relacionar, bebeu água da samaritana, e pra piorar disse para os fariseus que seu próximo seria os samaritanos, que eram os seus piores inimigos.
A obra de Cristo que o mundo precisa ver: é o AMOR.

2. Será que conseguiremos fazer as mesmas obras que Cristo fez?
Para isso nós precisamos:
2.1 Importarmos-nos mais com as pessoas. (I Cor 10:14. Não pensem só em si mesmos. Procurem pensar no seu semelhante também e no que é melhor para ele.VIVA)

Paulo nos ensina uma linda verdade. Para fazermos as mesmas obras que Cristo fez precisamos olhar para o nosso irmão e saber intimamente o que ele precisa. Jesus era sensível ao irmão. Precisamos deixar nosso eu, nossas vontades e ir de encontro às necessidades dos nossos irmãos, precisamos tirar o que nos impede; as diferenças e ir de encontro à necessidade do outro.

2.2 Amar como cristo amou: (Efs 5:2 Sejam cheios de amor pelos outros, seguindo o exemplo de Cristo, que amou vocês e Se entregou a Deus como sacrifício a fim de tirar os seus pecados. E Deus ficou satisfeito, porque o amor de Cristo por vocês foi para Ele como suave perfume).

Por mais que eu ache muito difícil amar como Cristo amou, nós temos certeza, na palavra, que Ele nos deu essa possibilidade. Sabemos que Cristo não nos pede que morramos literalmente pelo outro, com ele fez, mas precisamos no mínimo nos doar mais pelos nossos irmãos. A morte vicária de Jesus, de fato, foi um dos maiores exemplos de amor pelo próximo, mas Ele no seu dia-a-dia nos deu vários exemplos de como amar e estar disposto a ter uma vida de entrega pelo seu irmão.

3. Olhando para Jesus Será que conseguiremos fazer obras maiores do que Ele?
Conseguiremos:
3.1 Porque o Cristianismo na acabou com a morte de Jesus:

A morte não pode parar o nosso Jesus.
A vida de amor de Jesus foi um dos maiores exemplos que nós podemos ter, e a certeza de que podemos continuar a viver esse amor é simples e importante para os dias de hoje. De Jesus não fez questão de falar sobre os dogmas, Ele refletiu o amor de Deus pela humanidade.
Pessoas estão morrendo. Hoje não podemos entrar nos bancos, nas loterias e em alguns anos não teremos mais paz para ir às ruas. Seremos obrigados a comprar nossos carros blindados e esperar que a comida e a diversão cheguem a nossa casa. Nós precisamos ser propagadores desse amor.
Jesus não pode mais aparecer com seu corpo glorificado e se submeter a ir às ruas liberar o seu amor, aos homossexuais, as profissionais do sexo, aos usuários de drogas e os presidiários. Nós com igreja precisamos encarar a nossa realidade e fazer com que urgentemente as pessoas recebam o amor de Cristo.

3.2 Porque o amor está acima de todos os dons, que foi dado por Jesus:
(1Co 12:30-31:
Todos podem curar enfermos? É claro que não. Deus dá a todos nós o poder de falar em línguas que nunca aprendemos antes? Qualquer um pode entender e traduzir o que aqueles que têm esse dom de línguas estrangeiras estão dizendo? Não, mas façam o máximo para ter os dons mais importantes desses todos. Porém, primeiramente eu quero falar-lhes sobre uma outra coisa que é melhor do que qualquer um deles!).

Paulo destaca o amor como um dom, se é um dom, nós podemos alcançá-lo e tê-lo em nossa vida. Não temos justificativas precisamos demonstrar, ter essa atitude querer amar, é uma escolha, não um sentimento. Não é a religião que irá salvar o mundo, mas sim o amor! São é os templos luxuosos que irá salvar o mundo, mas sim o amor. Esse dom perfeito de Deus é nosso, mas não só para nós. Precisamos viver. E de fato orar para que Deus derrame sobre o nosso tempo mais deste dom.
Então vivamos o amor: Agora que sabemos que a maior obra de todas é o amor, que o maior dom de todos é o amor. Pratiquemos sem demora. Que toda desigualdade que há em nós, nos nossos grupos, na nossa juventude, na nossa igreja, no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso estado e no nosso país, seja modificado por nós. Que possamos ser participantes dessas mudanças, não estereotipa, mas, sincera e racional.

Eu quero terminar com uma frase: “O nosso trabalho pode ser como uma gota no oceano, mas sem ela o oceano se torna menor!” Autor desconhecido.


Por, Isack Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário