segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Verdadeiro Evangelho.

Esse é o esboço da minha pregação de sexta e sábado:

O verdadeiro evangelho não se encontra em qualquer lugar. Cada vez que leio o livro de Atos eu vejo que não estamos no caminho certo. Será mesmo que estamos vivendo o verdadeiro Evangelho. Existem algumas características de quem vive o verdadeiro evangelho e é sobre elas que eu quero falar com vocês.


Atos 4: 32-35
32 Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham.
33 Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos.
34 Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro
35 e o entregavam aos apóstolos. E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade.

FRASE DE TRANSIÇÃO: PARA VIVERMOS O VERDADEIRO EVANGELHO DE CRISTO NÓS PRECISAMOS:

1. PENSAR E SENTIR COMO CRISTO; EM AMOR. V 32
1.1 O amor gera sensibilidade: O amor ajuda-nos a sermos iguais aos outros. Tira de nós todo ar de superioridade, toda arrogância e soberba. E os discípulos tinham essa sensibilidade. Eles pensavam e sentiam do mesmo jeito. Ninguém dizia que o que tinha era somente deles. Eles agiram assim, eliminando toda pobreza entre eles. Não deixariam que um irmão sofresse quando eles mesmos tinham mais do necessário. Como se sente você em relação a seus pertences ou posses?
1.2 Repartiam uns com os outros os que tinham. Essa não foi uma decisão imposta de cima para baixo pelos apóstolos líderes no início da igreja. Ao contrário, era uma decisão livre, produzida pela comunhão.Não era um requisito para ser membro da igreja.

2. DÁ TESTEMUNHO REAL DE CRISTO. V 33
2.1 Sendo abençoador: Pedro e João curaram um coxo. Atos 3:1-7: Certo dia de tarde, Pedro e João estavam indo ao Templo para a oração das três horas. Estava ali um homem que tinha nascido coxo. Todos os dias ele era levado para um dos portões do Templo, chamado “Portão Formoso”, a fim de pedir esmolas às pessoas que entravam no pátio do Templo. Quando o coxo viu Pedro e João entrando, pediu uma esmola. Eles olharam firmemente para ele, e Pedro disse: — Olhe para nós! O homem olhou para eles, esperando receber alguma coisa. Então Pedro disse: — Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho eu lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande. Em seguida Pedro pegou a mão direita do homem e o ajudou a se levantar. No mesmo instante os pés e os tornozelos dele ficaram firmes.
2.2 Sendo Sincero: Ananias e Safira 5: 1-11: Mas um homem chamado Ananias, casado com uma mulher que se chamava Safira, vendeu um terreno e só entregou uma parte do dinheiro aos apóstolos, ficando com o resto. E Safira sabia disso. Então Pedro disse a Ananias: — Por que você deixou Satanás dominar o seu coração? Por que mentiu para o Espírito Santo? Por que você ficou com uma parte do dinheiro que recebeu pela venda daquele terreno? Antes de você vendê-lo, ele era seu; e, depois de vender, o dinheiro também era seu. Então por que resolveu fazer isso? Você não mentiu para seres humanos—mentiu para Deus! Assim que ouviu isso, Ananias caiu morto; e todos os que souberam do que havia acontecido ficaram com muito medo. Então vieram alguns moços, cobriram o corpo de Ananias, levaram para fora e o sepultaram. A mulher de Ananias chegou umas três horas depois, sem saber do que havia acontecido com o marido. Aí Pedro perguntou a ela: — Me diga! Foi por este preço que você e o seu marido venderam o terreno? —Foi! —respondeu ela. Então Pedro disse: — Por que você e o seu marido resolveram pôr à prova o Espírito do Senhor? Os moços que acabaram de sepultar o seu marido já estão lá na porta e agora vão levar você também. No mesmo instante ela caiu morta aos pés de Pedro. Os moços entraram e, vendo que ela estava morta, levaram o corpo dela e o sepultaram ao lado do marido. E toda a igreja e todos aqueles que souberam disso ficaram apavorados.
3. SUPRIR A NECESSIDADE DO OUTRO. V 34, 35
3.1 Espiritual e Física: Não havia entre eles nenhum necessitado. Será que nós podemos dizer isso, aqui na nossa igreja? No nosso bairro? Na nossa Cidade? No Nosso País? No Mundo?
Tiago 2:14-17: Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo? Por exemplo, pode haver irmãos ou irmãs que precisam de roupa e que não têm nada para comer. Se vocês não lhes dão o que eles precisam para viver, não adianta nada dizer: “Que Deus os abençoe! Vistam agasalhos e comam bem.” Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.

4. ENTENDER QUE CRISTO NO TEMPO CERTO NOS RECOMPENSARÁ
4.1 No tempo certo.
4.2 Não é do jeito que nós imaginamos.
4.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário